Jornalista empreendedor: Além das redações

Demissões em massa e incertezas: algumas palavras a respeito do jornalismo no Brasil. Nos últimos meses, o número de profissionais de Comunicação desempregados cresceu e os veículos estão contando com cada vez menos jornalistas em suas redações, o que gera dúvidas em relação ao futuro. Crise? Há quem diga que não se trata de uma.

Alguns apontam a realidade como uma reformulação da carreira. Com o advento das mídias digitais, o modo de transmitir a informação sofreu alterações. Talvez este seja o ponto que alguns jornalistas precisam enxergar quando imaginam que a profissão está com os dias contados.

Por outro lado, é importante lembrar que a internet é um espaço democrático, ou seja, qualquer um é capaz de produzir conteúdo e postar nas redes sociais. No entanto, ao compreender tal fato, profissionais da área conseguiram encontrar soluções para lidar com o problema das demissões: somar empreendedorismo à profissão.

Hoje em dia, o que podemos perceber é uma inovação no meio da Comunicação Social, com diversas pessoas investindo na produção de conteúdo por conta própria. E o resultado? Startups. Com temas específicos, elas reafirmam uma característica importante do meio digital: a segmentação.

  • BRIO

Para caracterizar esse movimento empreendedor no jornalismo, o BRIO é um dos destaques. A plataforma é especializada em grandes reportagens e o foco é manter os leitores informados, sem a urgência de veiculação de notícias do dia a dia. Os fundadores são profissionais da área com passagens por grandes veículos de imprensa.

  • Catraca Livre

É elaborado por profissionais de Comunicação Social, cujo conteúdo jornalístico tem como objetivo “empoderar os cidadãos”, de acordo com os próprios criadores. Tal missão se traduz na divulgação de informações que unem qualidade e a questão da acessibilidade, em diversas áreas, como cultura, saúde e educação.

O site ainda conta com uma intensa participação do leitor, uma vez que a seleção de notícias é complementada por usuários cadastrados.

Reportagem: Gabriela de Oliveira e Beatriz Svizzero

Revisão: Beatriz Svizzero

Edição: Felipe Nobre

Pauta: Beatriz Svizzero, Rafael Garcez e Amanda Ruiz

Foto: Rafael Garcez

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s