Jornalismo cidadão: desafios e oportunidades nas mídias digitais

O jornalismo digital vem se expandindo no decorrer dos dias. Com as novas tecnologias e as diversas formas de comunicação instantâneas, surge o jornalismo cidadão, que também é conhecido como jornalismo amador, colaborativo ou democrático. Baseia-se na participação ativa de cidadãos sem formação em jornalismo, no processo de coleta, análise e disseminação de informações.

O jornalismo cidadão vem ganhando força devido ao advento de ferramentas de edição e de publicadores disponíveis com códigos abertos, possibilitando a criação de blogs, por exemplo. Com a popularização dos smartphone equipados com câmeras digitais, os diversos aplicativos ou programas de edição e o fácil manuseio da internet, os cidadãos utilizam-se desses meios de comunicação para compartilharem notícias de última hora, vídeos e fotos que acabam circulando pela população, antes mesmos das mídias tradicionais divulgarem suas notícias.

Em uma geração onde o usuário da internet não se contenta mais em apenas consumir, mas também produzir, é visível que esse tipo de jornalismo está sendo praticado por muitos e acaba sendo utilizado pelas grandes mídias, em que uma foto recebida por um usuário através de aplicativos como WhatsApp, acaba gerando pautas diárias, no qual os profissionais da imprensa ficam a cargo da apuração da veracidade e da elaboração das reportagens.

Os Blogs também fazem parte desse mundo da comunicação, espaço onde textos, fotos e vídeos são agrupados em um layout muitas vezes arrojados, como uma vitrine que funciona como um chamariz ao conteúdo presente, e por conseguinte, captam a atenção do leitor para as informações que o blogueiro quer transmitir.

O estudante de publicidade da Universidade Veiga de Almeida, Junior Petit, de 20 anos, é um dos que pratica esse nova forma de se fazer jornalismo. Com a vontade de transmitir ao mundo as informações que apura a fundo, possui um espaço para isso através do seu blog o Mundo de Petit.

Texto: Bárbara Souza e Clarice Perrot

Revisão: Thainara Carvalho

Vídeo: Clarice Perrot e Suelen Cordeiro

Edição: Clarice Perrot

Pauta: Bárbara Souza, Clarice Perrot, Suelen Cordeiro, Thainara Carvalho e Thaís Souza

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s