Jornalismo de Moda

Os avanços e o aparecimento de novas tecnologias têm afetado diretamente a arte de comunicar e transmitir informações. O jornalismo por sua vez, tem se moldado aos novos tempos, mudando tanto a maneira com que capta a mensagem, quanto a forma como ela chegará ao público, e obviamente faz isso visando o interesse geral.

A Moda, sendo um fenômeno político, econômico e cultural, é uma das áreas que mais movimenta capital no mundo. Ela se distanciou da definição de ser um mero produto de consumo e se aliou ao comportamento humano no aspecto social, tornando-se parte de seu cotidiano.

Assim, o Jornalista de moda surge neste cenário como um mediador entre as tendências, fenômenos e notícia de mercado e o consumidor que possui valores sociais.
Dentro destes aspectos, é preciso que o jornalista saiba interpretar o valor que cada produto carrega e o que ele representa no ambiente em que se encontra.
O profissional pode atuar como repórter, produtor, editor de moda, crítico de moda em veículos de comunicação e muitas outras áreas.

Diante do aumento desenfreado do fluxo de informações, a qualidade do conteúdo é uma das exigências do público leitor, sendo assim, a prática de coletar, redigir, interpretar, editar e publicar informações de assuntos públicos, deve ser feita sempre com ética e fidelidade da realidade.

Antes de pensar em passarelas, o Jornalista de moda deve pensar nas ruas como sua principal fonte de pesquisa, pois é nela que estão a maior parte de seu público. É extremamente importante que o profissional tenha um olhar crítico do mundo e todos os fatores existentes, para poder entender melhor o comportamento humano e assim conseguir se relacionar mais satisfatoriamente com o os indivíduos e suas manifestações culturais predominantes, daí que surgem as inspirações.

Reportagem: Aline Lopes e Kenya Valeriano
Revisão: Jéssica de Aguiar e Letícia Nascimento
Edição: Kenya Valeriano
Pauta: Aline Lopes
Foto: Vanessa Santana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s