Entrevista com a ganhadora do Prêmio Esso 2012

''Filho da Rua'' foi o nome da reportagem

A gaúcha Letícia Duarte conta sobre seu último grande trabalho para o jornal Zero Hora. A reportagem especial, que a fez ganhar o Prêmio ESSO em 2012, ainda possui grande repercussão nos dias de hoje. De 2009 a 2011, Letícia acompanhou a rotina de um adolescente morador de rua e usuário de crack, na cidade de Porto Alegre. A história do jovem analfabeto Felipe (nome fictício para preservar sua identidade) mostrou um cenário de desestrutura familiar, projetos sociais fracassados, pobreza e falta de horizontes. Além do Esso, a reportagem rendeu um Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos, na categoria especial, entre outras distinções.

As reportagens da jornalista são, especialmente, voltadas para questões sociais. Isto teve inicio em 2002, que a levou a escrever uma série de reportagens sobre “Adolescência prostituída”. O projeto a levou ganhar o Prêmio Esso de Jornalismo, na categoria Regional Sul. Depois disso Letícia ficou conhecida por abordar temas sociais, principalmente ligados a crianças e adolescentes. “Acredito muito no papel social do jornalismo, de ajudar a sociedade a refletir sobre os seus problemas. Às vezes, a gente esquece e acaba se acostumando com eles como se fossem naturais, da paisagem, de tanto ver”, afirma.

A profissional está na Zero Hora desde 2003. Entre suas reportagens recentes e marcantes estão a “Lições da turma 11F” (2013), em que passou um ano acompanhando uma turma de Ensino Médio de uma escola pública; a “Mulheres marcadas pelo câncer” (2007), feita a partir de oito meses acompanhando duas mulheres com câncer de mama; e “Herdeiros da Aids” (2004), sobre o dia a dia de um grupo de pré-adolescentes de Porto Alegre que nasceram com o HIV, suas famílias e o papel do Estado e das ONGs que trabalham com as crianças. Atualmente Letícia está montando mais uma série de reportagens sobre os refugiados da Síria.

Reportagem: Bruna Rodrigues
Revisão: Flávio Nogueira 
Edição: Marcos Vinicius

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s