Das redações para sala de aula

Mais uma vez ela se prepara para desenvolver um ofício que faz há 18 anos. É um pecado chamar de rotina se cada vez parece única. seu perfeccionismo em tudo o que faz e sua maneira agridoce de passar a diante o que sabe, faz de si uma profissional completa. E os títulos, nesse caso, servem apenas de “abre alas” diante de tanta experiência prévia. 

Apesar de transmitir para os alunos o sentimento de que nasceu para as salas de aula, Maristela Fittipaldi passou por outras experiências antes de chegar ao magistério. Desde muito nova, ela já era fascinada por escrever, foi então que decidiu que seria jornalista, uma profissão que segundo ela requer vocação. A jovem autora de contos começou seu histórico na profissão escolhida na Universidade Federal do Rio de Janeiro e foi no 5º período do curso de Jornalismo que teve sua primeira oportunidade ao ser selecionada para a vaga de estágio na assessoria de imprensa da Universidade.

Dois períodos após, a então comunicadora, fez prova, para uma vaga de estágio, para três jornais impressos, “O GLOBO”, “O DIA” e “JB”.  E se deparou com o desafio de ter que escolher entre esses, pois havia sido aprovada por ambos. Regida pela proximidade e empatia com a”personalidade” do jornal, Maristela optou pelo “O GLOBO”, onde começou sua carreira e continuou por sete anos. Logo no início, com dois meses atuando na geral, a estagiária se destacou pelos seus textos impecáveis e foi convidada por Renan Miranda, editor do Jornal de Bairros, para trabalhar como repórter.

“Foi um momento de grande aprendizagem”

Maristela conta que viveu boas experiências trabalhando no Jornal de Bairros, fez matérias incríveis e conheceu grandes histórias. E foi também nesse jornal que a repórter teve seus textos lidos e admirados por Marcos Barros Pinto, editor dos suplementos, que a convidou para trabalhar no Jornal da Família.
Apesar de gostar muito de seu trabalho, Maristela decidiu aceitar o convite visando um reconhecimento maior. Foi assim que a  também redatora, ganhou ganhou espaço e com o tempo foi se desenvolvendo cada vez mais e se realizando na mesma medida. Ela trabalhou produzindo conteúdos sobre animais e nesse momento pode unir o útil ao agradável, já que sempre quis ser veterinária.

Além de trabalhar com o que amava, Maristela Fittipaldi também era privilegiada com sua rotina diária.  Seus horários eram bem flexíveis o que lhe permitia um momento a mais com sua familia, trazendo satisfação pelo que fazia. Porém em 1994 Maristela teve obrigatoriamente sua rotina mudada. Sem horários fixos, ela passou a trabalhar na externa, cobrindo matérias nas ruas juntos com seus colegas, ao contrário do que fazia antes. Foi exatamente nesse período que descobriu algumas posturas anti-éticas adotadas por alguns profissionais para alcançar prestígio e fama. Desmotivada com o feito, a jornalista então decidi encerrar sua carreira no jornal e após três anos, consegue seu acordo de demissão.

O que inicialmente parecia ser um fim, tornou-se no começo de uma nova jornada. Convidada pela amiga Luiza Cruz, jornalista e professora universitária, Maristela foi palestrar a respeito de sua carreira, e especificamente o fim da mesma, na Universidade Veiga de Almeida, onde percebeu uma inclinação para ser professora. Orientada pela amiga, Maristela fez Mestrado de Comunicação e Cultura o que lhe habilitava a atuar plenamente como professora. Um ofício que chegou em sua vida por acaso mas que, alem de realiza-la como profissional e como pessoa,  também lhe permite a transmissão de seus conhecimentos como “garantia” de formar profissionais diferentes daqueles com quem conviveu.

Maristela Fittipaldi em sala de aula. (Foto: Maristela Fittipaldi)
Maristela Fittipaldi em sala de aula, Universidade Veiga de Almeida.                                                (Foto: Maristela Fittipaldi)

Reportagem: Hellen Caroline
Revisão: João Machado e Leonardo Marques 
Edição: Diana Azeredo e Rodrigo Gambino
Pauta: Hellen Caroline

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s