Plataforma digital para fãs

Você já ouviu falar em fanpage?

Segundo o Facebook, fanpage, ou página de fãs, é uma interface específica para a divulgação de empresas, marcas, bandas, produtos, cantores, ou seja, qualquer organização com ou sem fins lucrativos que desejar interagir com os seus clientes através do Facebook. Ela não coleciona amigos, mas fãs. E não tem limites de fãs como o perfil tem de 5.000 amigos. Ao realizar a criação da página é possível escolher o objetivo dela, conseguindo assim, melhor segmentação do público que deseja alcançar.

A fanpage oferece uma estratégia de marketing digital eficiente e de baixo custo. Mas como qualquer outra mídia social, o sucesso dela depende do engajamento dos usuários perante a marca ou empresa. Isso depende de um bom planejamento e muita competência.

Uma das vantagens de ter uma fanpage é que você consegue ter as pessoas que gostam de você e do seu trabalho mais perto. Acompanhando as notícias, novidades, agenda e o que mais você quiser postar. Também é possível realizar sorteios e promoções para obter mais seguidores.

Outro recurso que também não está disponível para os perfis são as ferramentas de estatísticas que podem ser instalados na fanpage, como por exemplo, enquetes, discussão de assuntos, os relatórios de estatísticas, que são importantíssimos para análise das campanhas realizadas e a avaliação de como os posts estão sendo visualizados e compartilhados pelos fãs.

Para que a página dê certo, é muito importante que se tenha um foco sobre conteúdo que será distribuído nas redes sociais, fazendo um resumo da apresentação de uma forma bem objetiva, facilitando a leitura e direcionando o público-alvo a querer curtir a sua fanpage, e assim, ele passa a receber todos os assuntos postados no mural, aumentando a chance de propagação viral de um determinado assunto.

Qualquer um pode criar uma fanpage, basta acessar o link https://www.facebook.com/pages/create.php e seguir os passos.

Como a utilização das redes sociais vem aumentando cada vez mais no mundo inteiro, a criação da fanpage, com certeza, é um bom investimento para quem quer atrair cada vez mais fãs. Uma boa dica para que a sua fanpage dê certo, é que você não pare de fazer posts. Se a página ficar muito tempo parada ela pode ser esquecida. O ideal é que tenham posts diários e que façam os leitores interagirem.

Fique ligado na entrevista com a Luizi Rangel que é administradora da fanpage Lovable Asia.

fanpage

  1. Como é administrar uma fanpage?

“Administrar uma fanpage é complicado. Não vou dizer que é fácil, e você tem que gostar e saber bastante do assunto para poder postar sobre né. E as vezes é difícil postar sobre coisas que já postarem em outras né, tipo tentar se manter o mais original possível e tem o lance das adms, você tem que saber quem colocar pra poder fazer dar certo, quem realmente quer tá junto e te ajudar, Mas no final é bem legal ver crescendo e as pessoas curtindo.”

  1. Como surgiu a ideia de criar uma fanpage?

“A ideia de criar, veio porque eu sempre quis criar um blog de moda, mas não fiz, e porque eu me interessei muito depois de moda foi o Kpop, coisas asiaticas. Então decidi arriscar com isso pra quem sabe depois fazer um blog Meio doida minha ideia haha.”

  1. Como é o Feedback dos fãs?

“No início é bem difícil obter feedback porque as pastagens quase não tem visualizações, mas a gente insistiu até que o pessoal começou a comentar mais. As vezes, o pessoal, interage pedindo sessões ou links de dramas, e ate mesmo indicações do que ver ou ouvir.”

  1. Qual a parte mais difícil e a mais fácil de se administrar uma fan page?

“A mais fácil para mim, no caso, é poder postar sobre o que gosto, acho que melhor que isso não tem. A mais difícil é agradar as pessoas que curtem, pois nem sempre você consegue agradar a todos né, então a gente trabalha muito para ganhar novas curtidas e também fazer com que os que já curtem possam estar satisfeitos.”

  1. Qual a sua definição de fanpage?

“Para mim, fanpage é feita por fãs e para fãs. Não há melhor definição.

 

Produção: Fernanda Velloso, Luciana Maia e Lohanna Barbosa

Texto: Caroline Coelho

Revisão: Bárbara Inah e Lohanna Barbosa

Publicação: Fernanda Velloso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s