Jornalismo Independente nas manifestações do Brasil: Mídia Ninja

Com o lema “Sem corte e sem censura”, o coletivo Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação, conseguiu atrair olhares de milhares de pessoas, após fazer a cobertura das Manifestações no Brasil, em junho de 2013. Chegando a ter 150mil acessos diário, em suas redes sociais, onde divulgava as notícias através de seus celulares.

A principal marca do grupo é fazer suas coberturas engajadas, com transmissões pelos seus dispositivos moveis, que ficam presos em suas mochilas, para que consigam capturar imagens que não conseguiriam se estivesse com uma câmera profissional, por chamar atenção ao redor.

Blank notepad over laptop and coffee cup on office wooden tableO grupo quer estar onde as grandes impressas não chegam, e mostrar em tempo real o que acontece nas ruas do país. Segundo eles “Se você odeia a mídia, então seja a mídia. Ficar parado não vai mudar nada”

Filipe Peçanha, o Carioca, integrante do Mídia Ninja, preso pela polícia militar do Rio de Janeiro, durante os protestos “Queremos desenvolver uma narrativa alternativa à produzida pela mídia tradicional e conectar as pessoas por meio dela”, e acrescenta “Quando colocamos a verdade em tempo real, isso incomoda quem não queria que aquilo fosse mostrado”.

A entrevista do representante do Mídia Ninja, evidencia que os problemas vividos pelos meios tradicionais e capitalistas de comunicação, não têm solução sem uma transformação total com um novo marco regulatório e a democratização dos meios de comunicação, que privilegie a liberdade de expressão em todas as mídias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s