Imparcialidade X Opinião.

Não é de hoje que a internet vem atraindo novos usuários todos os dias, é quase impossível encontrar uma pessoa que não esteja inscrita em alguma rede social. Facebook, Twitter, Instagram, Whatsapp. Com elas, podem-se criar manifestações, divulgar propagandas, fazer apologia a alguma ideologia e até ser ou não contratada para o tão esperado emprego de carteira assinada.

Nesse cenário, esconder nossas opiniões sobre algum assunto do momento é algo difícil. Ainda mais se tratando de pessoas públicas ou que trabalhem no meio midiático. Podemos observar diversos exemplos ao longo dessa “Era do Compartilhamento” , onde tudo o que se escreve, comenta, publica ou curte, pode arruinar ou alavancar a sua carreira da noite pro dia.

151545201416041

Os casos de maior repercussão atualmente foram os das Jornalistas Rachel Sheherazade e Maria Júlia Coutinho (Maju). Sheherazade foi proibida de emitir opiniões e se tornou alvo de críticas após classificar como “legítima defesa coletiva” o ataque promovido por um grupo criminoso que espancou, amarrou e cortou parte da orelha de um jovem com golpes de capacete.

Para a apresentadora, a ação dos justiceiros era “compreensível” diante da insegurança das ruas e da impotência do Estado. Ela chamou o adolescente de marginal e pediu, em tom de deboche, aos grupos em defesa de direitos humanos que estavam com “pena” do garoto para adotarem o “bandido”. Em contra partida, a garota do tempo do Jornal Nacional, Maju, foi promovida a bancada do JN após comentários racistas e preconceituosos sobre sua cor de pele.

Maju-Iwi-Onodera-Ego

A linha entre a opinião e o discurso de ódio é tênue. Ainda mais para os jornalistas, como se andassem em um campo minado. Estabelecer o limite entre transmitir o fato e dar uma opinião sobre o mesmo é um desafio além da interferência das novas tecnologias na profissão que os jornalistas devem enfrentar.

Larissa Marini, Luana Soares, Tainá de Oliveira, Marta Furtado e Cassiane.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s